Pular para o conteúdo principal

Coelho Angorá


Coelho Angorá -




A raça Angorá surgiu devido a uma mutação e descende, como todas as outras, dos coelhos selvagens (0ryctolagus cunuculus). Não é possível estabelecer onde e quando ocorreu a alteração. Para alguns, foi na Ásia, para outros foi na europa mediterrânea. Quanto à data da ocorrência alguns autores argumentam que foi, no início século XVIII, tendo como origem a Inglaterra.
Atinge a idade adulta aos seis meses, com um peso que pode variar de 3,5 kilos até o máximo de 5,2 kilos.
A particularidade desta variedade é a sua pele. O pequeno diâmetro (6 .-7. microns) e longos pelos, são fatores muito atraentes para a indústria têxtil, como o vestuário feito com este tipo de fio que pesam menos que a lã e proporciona mais abrigo, impedindo que o calor do corpo se perca com mais facilidade.
Embora o ideal seria tecer roupas com o maior número possível com pelo de angorá, geralmente é difícil encontrar um tecido que exceda 30 por cento, (sempre é complementado com lã de ovelha e poliamida, um fio sintético que confere resistência ).
O pelo é maior na região da coluna vertebral do coelho, atingindo 6 polegadas, no momento do corte. No resto do corpo cresce até 2 ou 3 centímetros.
Outro fator que determina a qualidade é a data de corte, se exceder a 90 dias o pelo começa a se amassar ou enrolar tornando-se impróprio para o corte comercial.
Recomenda-se que o primeiro seja feito até 60 dias após o nascimento. A partir de então o tempo entre um corte e outro deve ser de 90 dias, até a idade de quatro anos.
Os cortes realizados entre um ano e dois anos e meio são os que produzem lã de melhor qualidade. Até o quarto ano, a produção delã (pelo) diminuiu ligeiramente e, em seguida, ela pode cair até 30 ou 35 por cento, por isso é aconselhável renovar o plantel. Antes de iniciar o corte, com a mão é feita uma linha divisória na parte traseira do animal. Então inicia-se o corte com uma mão em um lado,e em seguida de outra no outro lado e, por último, corte o pelo da parte inferior do coelho angorá. A produção de pelos no primeiro ano atinge 200g e nos anos seguintes 300g por cabeça, havendo exemplares excepcionais, que chegam a produzir 600g. O pelo deverá ser separado e guardado em sacos com cânfora para evitar que fique amarelado. Desta forma podemos armazená-lo durante dois ou três anos. Para conservarem as excelentes características de seu pelo os animais, devem ser mantidos em gaiolas escuras, quentes e sem correntes de ar.
O controle da criação é fundamental para não perder dinheiro. Tal como acontece com outras raças de coelhos devemos evitar bruscas mudanças de temperatura,umidade, bem como evitar a propagação de doenças atraves de um rígido controle sanitário. No que diz respeito à alimentação, existem algumas rações ou complementos mais ricos em fibras que proporcionam ao animal o melhor crescimento e qualidade dos pelos. O ciclo reprodutivo não é diferente, embora se recomende a cortar os pelos das fêmeas assim que forem cobertas para se evitar que os recém-nascidos morram afogados nos pelos da mãe. O valor dos coelhos reprodutores da raça angorá, varia de acordo com sua qualidade e genética. Considera-se esta raça como produtora de pele, pelo e também de carne.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelho Urina Vermelha

Coelho Urina Vermelha A cor normal de urina a partir de coelhos é amarela. Às vezes, a urina pode tornar-se vermelha, rosa, marrom ou cor de laranja. Esta condição, muitas vezes chamada simplesmente de "urina vermelha," pode ocorrer tanto em animais saudáveis, quanto naqueles que estão doentes. As causas de urina vermelha Pigmentos vegetais: Em coelhos saudáveis, a cor vermelha da urina pode ser devido a porfirinas e pigmentos de outras plantas que não foram todos identificados. Às vezes, as dietas com grandes quantidades de plantas ricas em beta-caroteno , como cenoura e espinafre, pode causar a descoloração avermelhada. A ingestão de agulhas de pinheiro ou de peles resulta em urina vermelha também. A descoloração é imprevisível:  dois  coelhos podem estar com uma dieta idêntica, e um pode  ter uma urina vermelha, e o outro não. Geralmente, as alterações na cor da urina causadas por dieta são intermitentes e duram apenas 2-3 dias. Antibióticos: A administração de al

Coelho Raça Gigante de Flandres

Coelho Raça Gigante de Flandres O coelho gigante de Flandres é criado em grande escala na Bélgica, seu país de origem e onde sua criação sistemática fez com que atingisse um elevado padrão. Seu tamanho e peso foram obtidos por uma longa e constante seleção, aliada a uma consangüinidade e a um regime de superalimentação.  Atualmente, o gigante de Flandres é uma das raças de maior tamanho, atingindo seus exemplares mais de 10 quilos. O peso mínimo desta raça é de 5kg para os machos e 6kg para as fêmeas. É encontrado em todo o mundo e entra na formação de todas as raças de coelhos gigantes. É criado principalmente na Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos.  No Brasil existem boas criações, com ótimos exemplares. Muitas dessas criações, com tradição no mercado, obtém bastante sucesso com esses coelhos.  É um coelho que produz uma carne abundante e de boa qualidade, embora inferior à das raças médias e pequenas. Suas peles, embora não sejam da mesma qualidade

Coelhos - Torcicolo ou Pescoço Torto

A contece que muitas vezes encontramos um ou mais coelhos que se apresentam de um dia para o outro com a cabeça completamente virada. Se os coelhos nestas condições não se acham atacado pela sarna auricular, essa torção da cabeça é de origem alimentar, ocasionada pela deficiência da Vitamina B, na ração. O coelho, nestas condições, torce a cabeça para um lado, dando a impressão que os músculos estão continuamente em contração; o animal anda com grande dificuldade, girando freqüentemente sobre um mesmo lado.