lomdee12/13

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Coelho Urina Vermelha

Coelho Urina Vermelha



A cor normal de urina a partir de coelhos é amarela. Às vezes, a urina pode tornar-se vermelha, rosa, marrom ou cor de laranja. Esta condição, muitas vezes chamada simplesmente de "urina vermelha," pode ocorrer tanto em animais saudáveis, quanto naqueles que estão doentes.

As causas de urina vermelha


Pigmentos vegetais: Em coelhos saudáveis, a cor vermelha da urina pode ser devido a porfirinas e pigmentos de outras plantas que não foram todos identificados. Às vezes, as dietas com grandes quantidades de plantas ricas em beta-caroteno , como cenoura e espinafre, pode causar a descoloração avermelhada. A ingestão de agulhas de pinheiro ou de peles resulta em urina vermelha também. A descoloração é imprevisível: dois coelhos podem estar com uma dieta idêntica, e um pode ter uma urina vermelha, e o outro não. Geralmente, as alterações na cor da urina causadas por dieta são intermitentes e duram apenas 2-3 dias.

Antibióticos: A administração de alguns antibióticos podem aumentar os níveis de pigmentos na urina.

Stress: Alguns sugeriram que o estresse ou mesmo uma mudança de estação pode resultar na urina descoloração avermelhada em alguns coelhos.

Desidratação: A desidratação irá concentrar a urina, fazendo-a tornar-se de cor mais escura e intensificando qualquer pigmentação que está presente.

Sangue: Se a coloração vermelha é devido a hematúria (a presença de sangue na urina), é um sinal de doença no trato urinário, tais como:

Infecção nos rins ou na bexiga
Pedras nos rins ou na bexiga
Câncer de rim ou de bexiga
Pólipos na bexiga
Sangue nas secreções do útero ou da vagina normalmente aparecem como uma secreção sanguinolenta na vulva, ou como várias gotas de sangue antes ou após a micção. Se o coelho não é visto para urinar, o sangue pode parecer ser uniformemente misturado na urina encontrada na gaiola. Secreções do trato reprodutivo que pode causar urina vermelha em fêmeas não castradas pode ser devido a:

A hiperplasia endometrial (espessamento da parede do útero)
Infecção uterina
Câncer de útero
Uterinas pólipos
Aborto
Bilirrubina e urobilinogênio: Em casos muito raros, a descoloração da urina pode ser devido à presença de produtos químicos chamados bilirrubina e urobilinogênio. Os níveis aumentados de bilirrubina e urobilinogênio podem ser encontrados no sangue e na urina se o coelho tem doença do fígado ou suas células sanguíneas estão a ser destruída.

Fazer um diagnóstico

Um veterinário pode testar a urina rapidamente para determinar se a descoloração da urina é devido ao sangue, bilirrubina, urobilinogênio ou se um destes é encontrado, um diagnóstico completo é necessário.

Uma boa história clínica, incluindo hábitos urinários é muito importante. Se o animal tenha feito força para urinar, tentando urinar com mais freqüência, ou urinar pequenas quantidades (às vezes algumas apenas gotas) de cada vez, um problema de bexiga é provável. A condição pode ser muito grave em coelhos que estão "bloqueados" (tem uma obstrução do trato urinário, como com uma pedra na bexiga, e são incapazes de urinar).

Vários testes de sangue e na urina, incluindo uma cultura e sensibilidade pode ser utilizado para confirmar o diagnóstico. Ultra-sonografia e radiografia (raios-x) pode também ser útil na determinação da causa.

Tratamento

Se a descoloração da urina é devido aos pigmentos alimentares, não é necessário tratamento. Se houver uma obstrução, o coelho pode precisar de ser sedado ou anestesiado enquanto a obstrução é removida. Coelhos desidratados terão de receber fluidos por via intravenosa (IV) ou subcutânea (SQ). Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode incluir cirurgia, antibióticos ou outros medicamentos.

Resumo

Urina descolorida deve ser sempre vista pelo seu veterinário. Se o seu coelho não está mostrando todas as alterações em comer, urinar, ou outro comportamento, você pode simplesmente ter de levar uma amostra de urina para ser testada. Para obter uma amostra de urina, seu coelho tem que urinar em uma caixa de areia limpa, vazia. Coletar a urina com uma seringa, e guarde-a em um recipiente limpo e coberto na geladeira por até 8 horas. Às vezes é difícil obter uma amostra limpa de urina de um coelho dessa maneira, então você pode precisar de levar o seu coelho ao veterinário, que pode coletar a amostra. Uma amostra de que é menor que ½ colher de chá em volume, contaminado com fezes, ou não armazenado corretamente pode causar resultados incorretos.

Se o seu coelho está se esforçando para urinar, sua bexiga pode estar bloqueada, e deve ser visto por um veterinário imediatamente.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...