lomdee12/13

sexta-feira, 11 de maio de 2012

O que você precisa saber para ter um coelho

O que você precisa saber para ter um coelho


Neste artigo não falarei sobre o manejo do coelho, mas sobre algumas curiosidades a respeito do seu comportamento e da forma como eles interagem conosco.

Características gerais

O campo visual de um coelho é de praticamente 360º! Sim, isso mesmo, ele percebe nossa aproximação mesmo quando está de costas para nós, o que torna muito difícil surpreendê-lo.

Eles têm o hábito de mover rapidamente o nariz quando estão interessados em algo. Além do olfato, este comportamento associado ao posicionamento das orelhas é uma forma de comunicação. Quando estão calmos e relaxados as orelhas tendem a se posicionar para trás. As orelhas para frente indicam um estado de alerta, o animal pode estar assustado ou apenas atento.

Semelhante aos felinos, eles asseiam seus pelos com a língua, e como eles engolem muitos pelos podem formar bolas de pelo no estômago. Por este motivo é importante escovar os coelhos com certa regularidade para remover o excesso de pelos.

Comportamentos sexuais

Aparecem, principalmente, quando o coelho inicia sua maturidade sexual – por volta de oito meses de idade. Neste aspecto, os coelhos também se assemelham aos felinos. Os machos começam marcar com urina, e às vezes com as fezes, o local em que habitam. É como se o coelho desaprendesse o local correto em que esperamos que ele faça suas necessidades. Esse hábito não agrada muito aos proprietários e a castração antes da maturidade sexual pode ajudar muito a diminuir ou impedir que este hábito apareça.

Nas fêmeas a marcação com urina é mais rara. Elas costumam esfregar seus queixos nas pessoas e em móveis para deixar seu “cheiro”.

Roer e brincar

Os coelhos não são roedores, pertencem a uma ordem de animais chamada de lagomorfos. A diferença é que eles têm dois pares de dentes de crescimento contínuo, e não apenas um como os roedores.

De qualquer forma, eles têm a necessidade de roer para desgastar os dentes. Brinquedos de madeira não tratada ou de sisal são uma boa opção para prover este desgaste. Mesmo com um ambiente adequado e com muitos objetos para serem roídos, os fios elétricos, rodapés de tapetes, pés de cadeiras e outros sempre podem ser alvos a serem roídos.

Os coelhos também tem o hábito de cavar, e se deve prover um material adequado para incentivar este hábito, antes que ele revolva eleger o tapete da sala para esta finalidade.

Outro hábito destes pequenos é o de correr pela casa, são rápidos e capazes de saltar pequenos obstáculos. Eles são mais arredios do que cães e gatos e demoram mais para adquirir confiança. Mas, depois que adquirem, permitem brincadeiras e carícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...