Pular para o conteúdo principal

O que você precisa saber para ter um coelho

O que você precisa saber para ter um coelho


Neste artigo não falarei sobre o manejo do coelho, mas sobre algumas curiosidades a respeito do seu comportamento e da forma como eles interagem conosco.

Características gerais

O campo visual de um coelho é de praticamente 360º! Sim, isso mesmo, ele percebe nossa aproximação mesmo quando está de costas para nós, o que torna muito difícil surpreendê-lo.

Eles têm o hábito de mover rapidamente o nariz quando estão interessados em algo. Além do olfato, este comportamento associado ao posicionamento das orelhas é uma forma de comunicação. Quando estão calmos e relaxados as orelhas tendem a se posicionar para trás. As orelhas para frente indicam um estado de alerta, o animal pode estar assustado ou apenas atento.

Semelhante aos felinos, eles asseiam seus pelos com a língua, e como eles engolem muitos pelos podem formar bolas de pelo no estômago. Por este motivo é importante escovar os coelhos com certa regularidade para remover o excesso de pelos.

Comportamentos sexuais

Aparecem, principalmente, quando o coelho inicia sua maturidade sexual – por volta de oito meses de idade. Neste aspecto, os coelhos também se assemelham aos felinos. Os machos começam marcar com urina, e às vezes com as fezes, o local em que habitam. É como se o coelho desaprendesse o local correto em que esperamos que ele faça suas necessidades. Esse hábito não agrada muito aos proprietários e a castração antes da maturidade sexual pode ajudar muito a diminuir ou impedir que este hábito apareça.

Nas fêmeas a marcação com urina é mais rara. Elas costumam esfregar seus queixos nas pessoas e em móveis para deixar seu “cheiro”.

Roer e brincar

Os coelhos não são roedores, pertencem a uma ordem de animais chamada de lagomorfos. A diferença é que eles têm dois pares de dentes de crescimento contínuo, e não apenas um como os roedores.

De qualquer forma, eles têm a necessidade de roer para desgastar os dentes. Brinquedos de madeira não tratada ou de sisal são uma boa opção para prover este desgaste. Mesmo com um ambiente adequado e com muitos objetos para serem roídos, os fios elétricos, rodapés de tapetes, pés de cadeiras e outros sempre podem ser alvos a serem roídos.

Os coelhos também tem o hábito de cavar, e se deve prover um material adequado para incentivar este hábito, antes que ele revolva eleger o tapete da sala para esta finalidade.

Outro hábito destes pequenos é o de correr pela casa, são rápidos e capazes de saltar pequenos obstáculos. Eles são mais arredios do que cães e gatos e demoram mais para adquirir confiança. Mas, depois que adquirem, permitem brincadeiras e carícias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelho Urina Vermelha

Coelho Urina Vermelha A cor normal de urina a partir de coelhos é amarela. Às vezes, a urina pode tornar-se vermelha, rosa, marrom ou cor de laranja. Esta condição, muitas vezes chamada simplesmente de "urina vermelha," pode ocorrer tanto em animais saudáveis, quanto naqueles que estão doentes. As causas de urina vermelha Pigmentos vegetais: Em coelhos saudáveis, a cor vermelha da urina pode ser devido a porfirinas e pigmentos de outras plantas que não foram todos identificados. Às vezes, as dietas com grandes quantidades de plantas ricas em beta-caroteno , como cenoura e espinafre, pode causar a descoloração avermelhada. A ingestão de agulhas de pinheiro ou de peles resulta em urina vermelha também. A descoloração é imprevisível:  dois  coelhos podem estar com uma dieta idêntica, e um pode  ter uma urina vermelha, e o outro não. Geralmente, as alterações na cor da urina causadas por dieta são intermitentes e duram apenas 2-3 dias. Antibióticos: A administração de al

Coelho Raça Gigante de Flandres

Coelho Raça Gigante de Flandres O coelho gigante de Flandres é criado em grande escala na Bélgica, seu país de origem e onde sua criação sistemática fez com que atingisse um elevado padrão. Seu tamanho e peso foram obtidos por uma longa e constante seleção, aliada a uma consangüinidade e a um regime de superalimentação.  Atualmente, o gigante de Flandres é uma das raças de maior tamanho, atingindo seus exemplares mais de 10 quilos. O peso mínimo desta raça é de 5kg para os machos e 6kg para as fêmeas. É encontrado em todo o mundo e entra na formação de todas as raças de coelhos gigantes. É criado principalmente na Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos.  No Brasil existem boas criações, com ótimos exemplares. Muitas dessas criações, com tradição no mercado, obtém bastante sucesso com esses coelhos.  É um coelho que produz uma carne abundante e de boa qualidade, embora inferior à das raças médias e pequenas. Suas peles, embora não sejam da mesma qualidade

Coelhos - Torcicolo ou Pescoço Torto

A contece que muitas vezes encontramos um ou mais coelhos que se apresentam de um dia para o outro com a cabeça completamente virada. Se os coelhos nestas condições não se acham atacado pela sarna auricular, essa torção da cabeça é de origem alimentar, ocasionada pela deficiência da Vitamina B, na ração. O coelho, nestas condições, torce a cabeça para um lado, dando a impressão que os músculos estão continuamente em contração; o animal anda com grande dificuldade, girando freqüentemente sobre um mesmo lado.