Pular para o conteúdo principal

Coelhos na Páscoa - uma história triste


Coelhos na Páscoa - uma história triste

por Amy Shapiro

Uma criança sorridente num fatinho adorável abraça um coelhinho bebé nos seus braços. O que há de errado com esta imagem? Ao contrário do que sugere a Páscoa, os coelhos e crianças pequenas não combinam bem. A exuberância natural, a irrequietude e o nível de decibeis de mesmo a mais sossegada das crianças constituem stress para a sensibilidade dos coelhos. É rara a criança que aprecia a natureza súbtil e sensível dos coelhos.
Outra ideia errada é que os coelhos são passivos e bons para fazer festas. São criaturas que adoram o chão, e que se sentem assustados e inseguros quando agarrados e seguros. As crianças gostam de companheiros que possam segurar, carregar e acariciar, tal como fazem com o seu peluche favorito. Não é razoável esperar que uma criança assuma a responsabilidade de tomar conta de um coelho, ou de se comprometer a fazer seja o que for por 10 anos! Demasiadas vezes, a criança perde o interesse, e o coelho acaba negligenciado ou abandonado.
Algumas pessoas pensam que os coelhos são de fácil manutenção. De facto, requerem quase tanto trabalho como um cão. Têm de ser ensinados. A casa tem de estar "à prova de coelho" ou o Dentinho roerá fios eléctricos, tapetes, livros e mobília. Devem ser castrados, ou marcarão toda a casa com fezes e urina. Devem viver dentro de casa, como qualquer membro da família. Os coelhos mantidos em coelheiras no jardim tem uma vida média de um ano; enqunato que os coelhos que vivem dentro de casa podem chegar a viver de 8 a 10 anos. Os predadores abundam, não apenas em áreas rurais mas também em locais urbanos e suburbanos. Os coelhos no exterior aborrecem-se e ficam deprimidos com o isolamento. Confinar estes animais sensíveis, inteligentes e sociais a uma coelheira ou gaiola é perder toda a alegria de partilha a sua vida com um coelho. A menos que faça parte da sua rotina diária, não terá oportunidade de vir a conhecer a sua súbtil personalidade.
Claramente, os coelhos não são para toda a gente! É um adulto calmo que vive num lar sossegado? Está desejoso de conhecer coelhos nos termos dos coelhos, não nos seus - passar tempo abaixado ao nível deles, no chão, permitir ao coelho iniciar gestos de amizade e confiança? Se pensa ser um daqueles raros indivíduos que apreciariam partilhar a vida com um coelho, visite por favor um abrigo local ou um grupo de recolha de coelhos. Como a popularidade dos coelhos aumentou, estão a sofrer o mesmo destino dos outros animais de companhia - o abandono. Pode também verificar a clínica veterinária mais perto e os anúncios de animais no jornal. É um triste facto que onde quer que se viva, a pelo menos 10 milhas existe um coelho que necessita de abrigo. O esforço feito para encontrar esse coelho especial significa que está a salvar uma vida.
Por isso, se a Carlinha está a pedir um coelhinho pela Páscoa, faça um favor a um coelho, e compre-lhe um coelho de brincar que ela possa apertar à sua vontade. Vamos fazer da Páscoa uma época de felicidade para os nossos amigos de orelhas compridas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelho Urina Vermelha

Coelho Urina Vermelha A cor normal de urina a partir de coelhos é amarela. Às vezes, a urina pode tornar-se vermelha, rosa, marrom ou cor de laranja. Esta condição, muitas vezes chamada simplesmente de "urina vermelha," pode ocorrer tanto em animais saudáveis, quanto naqueles que estão doentes. As causas de urina vermelha Pigmentos vegetais: Em coelhos saudáveis, a cor vermelha da urina pode ser devido a porfirinas e pigmentos de outras plantas que não foram todos identificados. Às vezes, as dietas com grandes quantidades de plantas ricas em beta-caroteno , como cenoura e espinafre, pode causar a descoloração avermelhada. A ingestão de agulhas de pinheiro ou de peles resulta em urina vermelha também. A descoloração é imprevisível:  dois  coelhos podem estar com uma dieta idêntica, e um pode  ter uma urina vermelha, e o outro não. Geralmente, as alterações na cor da urina causadas por dieta são intermitentes e duram apenas 2-3 dias. Antibióticos: A administração de al

Coelho Raça Gigante de Flandres

Coelho Raça Gigante de Flandres O coelho gigante de Flandres é criado em grande escala na Bélgica, seu país de origem e onde sua criação sistemática fez com que atingisse um elevado padrão. Seu tamanho e peso foram obtidos por uma longa e constante seleção, aliada a uma consangüinidade e a um regime de superalimentação.  Atualmente, o gigante de Flandres é uma das raças de maior tamanho, atingindo seus exemplares mais de 10 quilos. O peso mínimo desta raça é de 5kg para os machos e 6kg para as fêmeas. É encontrado em todo o mundo e entra na formação de todas as raças de coelhos gigantes. É criado principalmente na Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos.  No Brasil existem boas criações, com ótimos exemplares. Muitas dessas criações, com tradição no mercado, obtém bastante sucesso com esses coelhos.  É um coelho que produz uma carne abundante e de boa qualidade, embora inferior à das raças médias e pequenas. Suas peles, embora não sejam da mesma qualidade

Coelhos - Torcicolo ou Pescoço Torto

A contece que muitas vezes encontramos um ou mais coelhos que se apresentam de um dia para o outro com a cabeça completamente virada. Se os coelhos nestas condições não se acham atacado pela sarna auricular, essa torção da cabeça é de origem alimentar, ocasionada pela deficiência da Vitamina B, na ração. O coelho, nestas condições, torce a cabeça para um lado, dando a impressão que os músculos estão continuamente em contração; o animal anda com grande dificuldade, girando freqüentemente sobre um mesmo lado.