lomdee12/13

terça-feira, 21 de junho de 2011

Coelhos - Reprodução

Coelhos - Reprodução



A gestação da coelha dura cerca de 30 dias. Geralmente nascem quatro a cinco láparos (filhotes de coelho) por vez, mas esse número varia de dois a nove. Os filhotes não enxergam nem ouvem, e não têm pêlo. A mãe os mantém no ninho que cava no solo. Ela pode não ficar no ninho, mas permanece sempre perto. Forra o ninho e cobre os filhotes com capim e com pêlos, que arranca do próprio peito com os dentes. A cobertura esconde os coelhos recém-nascidos e ajuda a mantê-los aquecidos. Quando os láparos têm cerca de dez dias, já podem ver e ouvir, e possuem pêlos macios.


Ninho com jovem

Cerca de duas semanas, depois do nascimento, quando já têm uns 10 cm de comprimento, os filhotes crias deixam o ninho e escondem-se entre folhas e ervas altas. Geralmente cavam suas primeiras tocas próximo ao ninho. A coelha raramente cuida dos filhotes por mais de algumas semanas depois do nascimento. Algumas fêmeas do coelho-de-rabo-de-algodão começam a formar suas próprias famílias com menos de seis meses de idade.

4 comentários:

  1. Boa noite,minha coelha pariu hj dia 8/03,gostaria de saber c ela já vai amamentar ou tem um tempo pr ela ficar no ninho pr amamentar? agradeço desde já docafilm@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que nascem, a coelha limpa os filhotes e os amamenta de imediato. Por extinto a coelha sabe a hora de amamenta-los.

      Excluir
  2. eu não vejo a coelha amamentar os seus filhotes, como vou saber que os coelhinhos estão com fome ? e se eles estão com fome ? e como alimenta -los ?

    ResponderExcluir
  3. Lembre-se que o coelho é um animal de hábitos noturnos e na maioria das vezes ela irá amamentá-los à noite. Se você não a vê amamentar mesmo se os seus filhotes estiverem em um ninho direito, não deve ficar preocupada, pois é natural que as coelhas sejam arredias e discretas com você por perto dos filhotes. E aquela cena que esperava tanto ver de sua coelha amamentando sua cria é quase impossível de ver, amenos que a coelha esteja totalmente familiarizada com sua presença perante os filhotes, o que pode levar bastante tempo (crias depois) para algumas coelhas.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...