Pular para o conteúdo principal

Criação de Coelhos - Cuidados Sanitários

Criação de Coelhos - Cuidados Sanitários

Cuidados Sanitários

A melhor prevenção contra doenças é manter o rebanho em perfeitas condições de higiene: limpeza periódica das gaiolas com escovas e bactericídas. Galpões e gaiolas devem ser desinfetados mensalmente com bactericida e lança chamas mantendo-os o mais limpo possível.

A retirada do esterco será feita em um período máximo de vinte dias no verão e quarenta dias no inverno. A cada retirada de esterco, joga-se uma camada de cerca de um centímetro de serragem ou outro material seco. Ninhos e cumbucas sujas devem ser lavados com desinfetantes, bem secos ao sol e passados pelo lança chamas, a caixa d'água deve ser lavada e as mangueiras esgotadas a cada mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelho Urina Vermelha

Coelho Urina Vermelha A cor normal de urina a partir de coelhos é amarela. Às vezes, a urina pode tornar-se vermelha, rosa, marrom ou cor de laranja. Esta condição, muitas vezes chamada simplesmente de "urina vermelha," pode ocorrer tanto em animais saudáveis, quanto naqueles que estão doentes. As causas de urina vermelha Pigmentos vegetais: Em coelhos saudáveis, a cor vermelha da urina pode ser devido a porfirinas e pigmentos de outras plantas que não foram todos identificados. Às vezes, as dietas com grandes quantidades de plantas ricas em beta-caroteno , como cenoura e espinafre, pode causar a descoloração avermelhada. A ingestão de agulhas de pinheiro ou de peles resulta em urina vermelha também. A descoloração é imprevisível:  dois  coelhos podem estar com uma dieta idêntica, e um pode  ter uma urina vermelha, e o outro não. Geralmente, as alterações na cor da urina causadas por dieta são intermitentes e duram apenas 2-3 dias. Antibióticos: A administração de al

Coelho Raça Gigante de Flandres

Coelho Raça Gigante de Flandres O coelho gigante de Flandres é criado em grande escala na Bélgica, seu país de origem e onde sua criação sistemática fez com que atingisse um elevado padrão. Seu tamanho e peso foram obtidos por uma longa e constante seleção, aliada a uma consangüinidade e a um regime de superalimentação.  Atualmente, o gigante de Flandres é uma das raças de maior tamanho, atingindo seus exemplares mais de 10 quilos. O peso mínimo desta raça é de 5kg para os machos e 6kg para as fêmeas. É encontrado em todo o mundo e entra na formação de todas as raças de coelhos gigantes. É criado principalmente na Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos.  No Brasil existem boas criações, com ótimos exemplares. Muitas dessas criações, com tradição no mercado, obtém bastante sucesso com esses coelhos.  É um coelho que produz uma carne abundante e de boa qualidade, embora inferior à das raças médias e pequenas. Suas peles, embora não sejam da mesma qualidade

Coelhos - Torcicolo ou Pescoço Torto

A contece que muitas vezes encontramos um ou mais coelhos que se apresentam de um dia para o outro com a cabeça completamente virada. Se os coelhos nestas condições não se acham atacado pela sarna auricular, essa torção da cabeça é de origem alimentar, ocasionada pela deficiência da Vitamina B, na ração. O coelho, nestas condições, torce a cabeça para um lado, dando a impressão que os músculos estão continuamente em contração; o animal anda com grande dificuldade, girando freqüentemente sobre um mesmo lado.