lomdee12/13

domingo, 17 de abril de 2011

Coelhos - Sarna Auricular


É esta uma doença comumente encontrada nas criações de coelhos, cujo rápido contágio facilita em pouco tempo a propagação da moléstia entre todos os animais. A sarna auricular é uma infecção  parasitária ocasionada por dois parasitas,Psoroptes communis e Chorioptes cuniculis, os quais se localizam dentro do ouvido do coelho, na parte profunda da pele, chegando muitas vezes a provocar a morte do animal quando não tratado em tempo.
A primeira manifestação de sarna de orelha começa pelo aparecimento de forte irritação, no interior de um dos ouvidos do coelho, seguida de inflamação e formação de uma secreção espessa, que em poucos dias torna-se serosa e amarelada. Com a continuação da doença, há formação  de crostas ou escamas de cor amarelo-pardo, aderentes à parte interna da orelha fechando completamente o ouvido do animal.
Os animais assim infectados  tornam-se  fracos, emagrecendo rapidamente, chegando muitas vezes à morte; inclinam a cabeça para o lado doente, procurando coçar com as patas a orelha atacada. Com o avançar da doença , iremos encontrar juntamente com as crostas, sangue e pus, de cheiro fétido. Tratando-se de moléstia muito contagiosa, o criador deve tomar  medidas de profilaxia e higiene a fim de impedir a propagação da moléstia.
Medidas Profiláticas - Manter uma limpeza rigorosa nas coelheiras. Não permitir a entrada de animais doentes na criação; todos os coelhos deverão ser examinados periodicamente.
Os animais doentes deverão ser logo observados pelo seu veterinário assistente  e isolados. As gaiolas ocupadas pelos coelhos doentes deverão ser desinfectadas.

Um comentário:

  1. meu coelho esta com este problema a meses ):

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...