lomdee12/13

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Má oclusão em roedores e lagomorfos





Chamamos de má oclusão o crescimento anormal dos dentes incisivos, pré molares e molares causando dificuldade na mastigação, lesões na língua e na mucosa oral do roedor. Nos coelhos, os dentes incisivos, pré-molares e molares continuam crescendo em toda sua vida, portanto todos podem estar envolvidos.
 Os problemas de má oclusão em roedores e lagomorfos ( coelhos ) podem ter várias causas, como por exemplo, a genética, predisposição anatômica em raças anãs, falta de desgaste dentário em função do baixo teor de fibras na ração, e um distúrbio na mineralização dentária e óssea, decorrente de um distúrbio no metabolismo do cálcio e da vitamina D. A alimentação dos coelhos com ração peletizada pode alterar os movimentos da mastigação natural que são laterais e aumentar os movimentos verticais mudando a movimentação normal da mandíbula do coelho. Os locais mais frequentes para se observar-mos alterações no crescimento dos dentes é na lateral da língua em contato com os dentes inferiores e na superfície bucal em contato com os dentes superiores. A correção destas anormalidades é geralmente suficiente para fazer com que o animal volte a se alimentar. Através de sedação, estas "pontas de dente" são limadas (respadas) ou aparadas para um tamanho e ângulo adequados que permitam uma oclusão mais natural.
Ao se avaliar os dentes de um coelho, é importante tirar radiografias para avaliar as raízes dos dentes em busca de alterações como abscessos periodontais. No caso de crescimento anormal crônico dos incisivos é recomendada a sua remoção. No caso de anormalidades nos dentes molares e pré molares deve-se evitar a remoção de dentes contralaterais áqueles extraídos, pois sua remoção pode ser difícil e causar fraturas do osso adjacente.
O tratamento pode ser difícil e o resultado nem smpre é satisfatório. O proprietário deve ser advertido de que se trata de uma afecção crônica e necessita de tratamentos regulares.

Fórmula dental do coelho 2(I2/1 C0/0 PM3/2 M3/3) = 28


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...