Pular para o conteúdo principal

Criando brinquedos para coelhos

Criando brinquedos para seu coelho:

Criar seus próprios brinquedos, é a melhor opção ao usar a imaginação, ver aquilo que se vende em lojas, mesmo que não possa comprar. Porquê? Porque as lojas normalmente investem nos produtos com mais saída e esses normalmente são os que resultam.

Uma coisa a considerar são os materiais. Todos eles devem poder ser ingeridos pelos coelhos (lembre-se que apesar de muitos brinquedos para coelhos serem coloridos, não são pintados com tinta normal, pelo que não deve tentar fazer o mesmo em casa). Aposte sempre na qualidade dos materiais que usa e tenha sempre em conta a segurança do seu coelho.

Materiais:

  • Feno
  • Verga
  • Corda (sisal)
  • Madeira (placas ou ramos não tratados): salgueiro, macieira, pereira, arbusto de framboesa, aveleira, bétula (vidoeiro), plátano, abeto e amoreira
  • Nylon
  • Arame
  • Pregos limpos
  • Martelo
Brinquedos simples:

Para fazer uma réplica deste brinquedo precisa apenas de madeira, palha/feno e um modo de perfurar a madeira. Pode fazê-lo utilizando um prego limpo ou um berbequim se o tiver.


Este é ainda mais fácil de fazer. Bastam alguns ramos e dois pedaços de corda de sisal para atar os extremos (se se está a perguntar, sim, as pessoas pagam por brinquedos destes tão fáceis de reproduzir em casa e que garantem horas de entretenimento ao seu coelho).


Para fazer um brinquedos que possa pendurar na gaiola, basta usar um pouco de corda de sisal e alguma originalidade. Não convém utilizar alimentos húmidos para que não apodreçam nem sujem a corda (para esse tipo de alimentos poderá usar um suporte metálico, que será mais fácil de limpar).

Brinquedos um pouco mais complexos:


Túneis em nylon são uma boa opção. O nylon é facilmente lavável no caso de haver algum descuido e consegue dar-lhe suporte através de arame. Contudo terá de ter em conta que o arame deverá estar escondido. Uma boa técnica consiste em cortar um rectângulo de nylon e formar com ele um túnel. Seguidamente deverá dobrar esse túnel de forma a obter um com duas camadas e introduza os aros de arame entre eles, espaçando-os cerca de 15-20 cm. Cosa o local onde se encontram os arames para que não se desloquem.



Bolinhas de sisal já exigem alguma técnica. O ideal é fazê-las utilizando o sisal entrançado para que seja mais fácil de trabalhar. Depois é só colocar uma corda utilizando uma agulha. Se tiver dificuldades pode usar um pedaço de madeira como base e ir enrolando o sisal à sua volta.



Neste caso a técnica é semelhante: um núcleo de madeira coberto com sisal. Mais uma vez aconselha-se usar a corda entrançada para ajudar no manuseamento. (Se quiser pode fazer um buraco no centro da madeira e colocar lá alguma palha ou feno).



Mesmo que não consiga fazer um brinquedo com sistema de encaixe entre as peças de madeira, poderá optar por pegar num pouco de madeira e fazer-lhe alguns buraquinhos, onde poderá colocar algumas das guloseimas preferidas do seu coelho e vê-lo entretido durante horas. Pode fazer um simples utilizando apenas duas peças (por exemplo como se fossem a peça azul e a vermelha, encaixando ao meio).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coelho Urina Vermelha

Coelho Urina Vermelha A cor normal de urina a partir de coelhos é amarela. Às vezes, a urina pode tornar-se vermelha, rosa, marrom ou cor de laranja. Esta condição, muitas vezes chamada simplesmente de "urina vermelha," pode ocorrer tanto em animais saudáveis, quanto naqueles que estão doentes. As causas de urina vermelha Pigmentos vegetais: Em coelhos saudáveis, a cor vermelha da urina pode ser devido a porfirinas e pigmentos de outras plantas que não foram todos identificados. Às vezes, as dietas com grandes quantidades de plantas ricas em beta-caroteno , como cenoura e espinafre, pode causar a descoloração avermelhada. A ingestão de agulhas de pinheiro ou de peles resulta em urina vermelha também. A descoloração é imprevisível:  dois  coelhos podem estar com uma dieta idêntica, e um pode  ter uma urina vermelha, e o outro não. Geralmente, as alterações na cor da urina causadas por dieta são intermitentes e duram apenas 2-3 dias. Antibióticos: A administração de al

Coelho Raça Gigante de Flandres

Coelho Raça Gigante de Flandres O coelho gigante de Flandres é criado em grande escala na Bélgica, seu país de origem e onde sua criação sistemática fez com que atingisse um elevado padrão. Seu tamanho e peso foram obtidos por uma longa e constante seleção, aliada a uma consangüinidade e a um regime de superalimentação.  Atualmente, o gigante de Flandres é uma das raças de maior tamanho, atingindo seus exemplares mais de 10 quilos. O peso mínimo desta raça é de 5kg para os machos e 6kg para as fêmeas. É encontrado em todo o mundo e entra na formação de todas as raças de coelhos gigantes. É criado principalmente na Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos.  No Brasil existem boas criações, com ótimos exemplares. Muitas dessas criações, com tradição no mercado, obtém bastante sucesso com esses coelhos.  É um coelho que produz uma carne abundante e de boa qualidade, embora inferior à das raças médias e pequenas. Suas peles, embora não sejam da mesma qualidade

Coelhos - Torcicolo ou Pescoço Torto

A contece que muitas vezes encontramos um ou mais coelhos que se apresentam de um dia para o outro com a cabeça completamente virada. Se os coelhos nestas condições não se acham atacado pela sarna auricular, essa torção da cabeça é de origem alimentar, ocasionada pela deficiência da Vitamina B, na ração. O coelho, nestas condições, torce a cabeça para um lado, dando a impressão que os músculos estão continuamente em contração; o animal anda com grande dificuldade, girando freqüentemente sobre um mesmo lado.