Pular para o conteúdo principal

Coelhos - raças



Os coelhos são bichinhos mansos e muito graciosos, um mais lindo do que o outro. Um animal cheio de pêlos macios, olhar meigo e com nariz que mexe de um lado para o outro. O pêlo varia conforme a raça. Podem ser liso e curto, bem peludo com pêlos mais longos e até com o pêlo meio enrolado. O temperamento é calmo, sociável, sempre disposto a brincadeiras. 

Você pode criá-los ou apenas ter um, como animal de estimação. É o animal ideal para quem ainda não tem um bichinho por receio de ter muito trabalho. Os coelhos são animais que não têm cheiro e nem precisam tomar banho e isso faz aumentar ainda mais o número de pessoas que procura um animalzinho assim dentro de casa.

Por ter um preço bastante acessível, as pessoas acabam não resistindo em levar um exemplar para casa. Ele precisa de pouca manutenção e as acomodações não precisam ser grandes, o que torna ideal para quem mora em apartamentos, até porque não é um animal barulhento.

Por ser sociável, o coelho precisa de atenção diariamente, são animais muito carinhosos e formam um laço forte com seu dono. Não é recomendado dar um coelho para crianças muito pequenas, esses animais se assustam facilmente e apreciam a paz e o silêncio, devem ser manipulados e tratados com carinho e cuidado. 

Para ter um coelho você precisa preparar um cômodo da sua casa que seja seguro para deixar ele correr por algumas horas. Coelhos são muito curiosos, se deixá-los soltos, vão vasculhar cada centímetro do ambiente em que estão, é imprescindível tampar todos os fios e lugares perigosos para o seu coelho. Eles ficam mais calmos quando brincam o dia todo, caso contrário podem ficar entediados confinados em sua gaiola ou cercado. Para animar os pequenos pode dar rolos de papel higiênico vazios, caixas de papelão (sem arames ou grampos), madeiras próprias para coelhos roerem, bolinhas, ou qualquer outro artifício para manter seu coelho ocupado enquanto estiver em sua casinha. Dessa forma o seu coelho viverá muito mais feliz.

Existem muitas raças de coelhos, variando na cor, tamanho e peso. Normalmente as raças menores são as escolhidas para animais de estimação por necessitarem de um espaço menor. 

Raças mais conhecidas
  • Mini Lop - Suas principais características são as orelhas caídas e pelagem de comprimento médio. É sem dúvida uma das raças preferidas por não soltar muitos pelos.
  • Fuzzy Lop - Parecido com o Mini Lop, a diferença é que sua pelagem é longa. Também possui suas orelhas caídas. Precisa de cuidados maiores por sua pelagem longa.
  • Mini Holandês - Possui pelagem de tamanho médio e normalmente apresenta coloração branca com manchas ou listras em outras cores.
  • Mini Rex - Possui suas orelhas em pé e uma pelagem bem curta como uma camurça.
  • Lion Head - Possui orelhas mais curtas em pé, cabeça um pouco menor, pelagem como uma juba de leão e uma saia traseira.

Informações importantes
  • Os coelhos são animais mamíferos;
  • Podemos encontrar esta espécie animal em várias regiões do mundo;
  • São herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos;
  • Um coelho saudável, em boas condições de vida, pode viver entre 5 e 10 anos;
  • Uma fêmea, em fase reprodutiva, pode dar de 3 a 6 ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 filhotes;
  • Nas matas e florestas, vivem em buracos ou em tocos de árvores;
  • Os coelhos que vivem nas matas (coelho selvagem) tem hábitos noturnos. Para fugir de seus predadores, procuram alimentos dutante a noite. Já os coelhos domésticos possuem hábitos noturnos e diurno.
Principais características
  • Comprimento: varia de acordo com o gênero (raça) do animal
  • Gestação: 30 a 40 dias;
  • Cor: diversificada, porém as mais comuns são preto, branco, malhado, amarelado e acastanhado;
  • Peso: varia de acordo com a raça ( de 2 kg até 9 kg). A maioria das raças tem por volta de 3 a 4 kilos na fase adulta.

Comentários

  1. Gostei muito do Coelho blog, minha filha tem um coelho e ele tem 3 meses. Gostaria de saber se posso dar banho e escovar os dentes dele? E se caso poder escovar o dente qual tipo de escova posso usar? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coelho Urina Vermelha

Coelho Urina Vermelha A cor normal de urina a partir de coelhos é amarela. Às vezes, a urina pode tornar-se vermelha, rosa, marrom ou cor de laranja. Esta condição, muitas vezes chamada simplesmente de "urina vermelha," pode ocorrer tanto em animais saudáveis, quanto naqueles que estão doentes. As causas de urina vermelha Pigmentos vegetais: Em coelhos saudáveis, a cor vermelha da urina pode ser devido a porfirinas e pigmentos de outras plantas que não foram todos identificados. Às vezes, as dietas com grandes quantidades de plantas ricas em beta-caroteno , como cenoura e espinafre, pode causar a descoloração avermelhada. A ingestão de agulhas de pinheiro ou de peles resulta em urina vermelha também. A descoloração é imprevisível:  dois  coelhos podem estar com uma dieta idêntica, e um pode  ter uma urina vermelha, e o outro não. Geralmente, as alterações na cor da urina causadas por dieta são intermitentes e duram apenas 2-3 dias. Antibióticos: A administração de al

Coelho Raça Gigante de Flandres

Coelho Raça Gigante de Flandres O coelho gigante de Flandres é criado em grande escala na Bélgica, seu país de origem e onde sua criação sistemática fez com que atingisse um elevado padrão. Seu tamanho e peso foram obtidos por uma longa e constante seleção, aliada a uma consangüinidade e a um regime de superalimentação.  Atualmente, o gigante de Flandres é uma das raças de maior tamanho, atingindo seus exemplares mais de 10 quilos. O peso mínimo desta raça é de 5kg para os machos e 6kg para as fêmeas. É encontrado em todo o mundo e entra na formação de todas as raças de coelhos gigantes. É criado principalmente na Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Inglaterra e Estados Unidos.  No Brasil existem boas criações, com ótimos exemplares. Muitas dessas criações, com tradição no mercado, obtém bastante sucesso com esses coelhos.  É um coelho que produz uma carne abundante e de boa qualidade, embora inferior à das raças médias e pequenas. Suas peles, embora não sejam da mesma qualidade

Coelhos - Torcicolo ou Pescoço Torto

A contece que muitas vezes encontramos um ou mais coelhos que se apresentam de um dia para o outro com a cabeça completamente virada. Se os coelhos nestas condições não se acham atacado pela sarna auricular, essa torção da cabeça é de origem alimentar, ocasionada pela deficiência da Vitamina B, na ração. O coelho, nestas condições, torce a cabeça para um lado, dando a impressão que os músculos estão continuamente em contração; o animal anda com grande dificuldade, girando freqüentemente sobre um mesmo lado.